Bolsa 14/11314-9 - Materiais cerâmicos, Nanopartículas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Multifuncionalidade de nanopartículas e filmes de SnO2 modificadas com ZnO, CoO e Nb2O5

Processo: 14/11314-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Zaghete Bertochi
Beneficiário:Glauco Meireles Mascarenhas Morandi Lustosa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Assunto(s):Materiais cerâmicos   Nanopartículas   Sinterização

Resumo

Nanopartículas e filmes à base de SnO2 modificados íons M2+ visando melhorar a densidade e íons M5+ para aumentar a condutividade serão sintetizados e caracterizados quanto à capacidade multifuncional dos compostos resultantes. Os compostos cerâmicos serão obtidos por processo químico a partir da calcinação de uma resina resultante da mistura de quantidades estequiométricas das soluções poliméricas dos íons de interesse. A preparação de filmes a partir das nanopartículas será pela técnica de deposição eletroforética (EPD) seguido por sinterização em forno microondas. Os filmes e as nanopartículas serão caracterizados morfológica e estruturalmente pelas técnicas de microscopia de varredura (MEV_FEG), dispersão de energia de Raios X (EDS), difratometria de Raios X (DRX). A caracterização funcional do pó nanoparticulado será feita quanto à atividade fotocatalíca testando a degradação de compostos químicos poluentes (anilina, 2-nitroanilina, 2,4-dinitroanilina) usados como intermediário na fabricação de corantes. A caracterização varistora dos filmes será realizada por análise elétrica usando corrente continua para determinação das curvas de Tensão x Corrente à temperatura ambiente e em função da temperatura. Usando corrente alternada serão feitas medidas de espectroscopia de impedância. A atividade sensora avaliada pelas respostas elétricas DC e AC que o material apresentar quando em contato com diferentes gases (H2 e O2) sob condições controladas de concentração, tempo e temperatura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GLAUCO MEIRELES MASCARENHAS MORANDI LUSTOSA. Síntese via método dos precursores poliméricos e caracterização multifuncional de nanopartículas de SnO2 modificadas com zinco-nióbio e cobalto-nióbio. 2017. 125 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Química..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.