Busca avançada
Ano de início
Entree

Repesagem multissensorial em crianças com dislexia: comportamento e mecanismos

Processo: 13/25653-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Milena Razuk
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/05602-7 - Efeito de diferentes tarefas visuais no controle postural de crianças com dislexia: análise do movimento dos olhos, BE.EP.DR
Assunto(s):Dislexia   Controle motor   Postura   Controle postural   Consciência corporal

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos sugerem que crianças com dislexia apresentariam alteração no processo dinâmico de repesagem sensorial, que é a capacidade do sistema de atribuir importância ou pesos diferentes para os estímulos sensoriais de diferentes fontes, sendo uma possível explicação para essa piora no desempenho postural. O objetivo desse estudo será avaliar como ocorre o processo dinâmico de repesagem sensorial de múltiplas fontes sensoriais no controle postural de crianças com dislexia. Trinta crianças com dislexia e trinta crianças sem dislexia com 10 anos de idade participarão de três experimentos. No primeiro experimento, será investigado se crianças com dislexia modulam a oscilação corporal em função da realização de uma tarefa de leitura de forma similar às crianças sem dislexia. Nos experimentos dois e três serão utilizadas uma sala móvel e uma barra de toque móvel, simultaneamente, manipulando estímulos sensoriais recebidos pelos canais sensoriais visual e somatossensorial, respectivamente. No segundo experimento, será examinado o mecanismo de repesagem sensório motora decorrente de mudanças nos estímulos sensoriais visual e somatossensorial independentemente (repesagem intra-modalidade). Por fim, no terceiro experimento, será examinado o mecanismo de repesagem sensório motora decorrente de mudanças dos estímulos sensoriais visual e somatossensorial concomitantemente (repesagem inter-modalidade). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Filtro colorido aumenta velocidade de leitura de crianças com dislexia 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movements and postural control in dyslexic children performing different visual tasks. PLoS One, v. 13, n. 5 MAY 24 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.