FAPESP Logo

Quantificação e modelagem da sazonalidade da produção primária líquida florestal pantropical usando observações de campo e dados de sensoriamento remoto

Beneficiário:

Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão

Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo: 13/14520-6
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de outubro de 2015
Resumo
Modelos climáticos preveem uma gama de mudanças nas regiões de florestas tropicais, incluindo o aumento da frequência de eventos extremos, o aumento de temperatura, e a redução da intensidade de chuvas. Essas mudanças estão diretamente associadas ao aumento do CO2 atmosférico, induzido por atividades humanas, e podem influenciar diretamente o funcionamento de florestas tropicais. Portanto, a avaliação das respostas do crescimento arbóreo ao clima é fundamental para entender limiares críticos e alterações na produtividade florestal. Isto porque a produção de madeira é o principal meio pelo qual o carbono é fixado em ecossistemas florestais para constituir o estoque de biomassa. A resposta to crescimento florestal tropical à mudanças climáticas pode causar uma modificação na direção dos fluxos de carbono entre a biosfera e a atmosfera, transformando os ecossistemas florestais tropicais em uma fonte de carbono. Para refinar nosso entendimento dos impactos das mudanças climáticas sobre as florestas tropicais, os objetivos gerais deste projeto são : (i) aprimorar o entendimento da dinâmica sazonal da produção primária líquida (NPP) em florestas tropicais, (ii) produzir o primeiro mapa de dinâmica sazonal da NPP em escala pantropical como função de características ambientais locais e climáticas, e finalmente (iii) investigar as respostas da NPP às mudanças climáticas. Estes serão atingidos por meio de uma meta-análise combinando informações sobre medidas de crescimento intra-anual de árvores para 27 áreas de floresta pantropicais, com informações correspondentes ao clima mensal e índices de vegetação derivados de satélite, para calibrar, parametrizar e validar um modelo pantropical de produção de biomassa. Especificamente, objetivamos (i) analisar se existe uma coerência entre os mecanismos biológicos observados com medidas de campo e com dados satelitais, (ii) determinar qual a importância relativa das características climáticas e ambientais na determinação da sazonalidade da produção de biomassa, e (iii) quantificar mudanças no funcionamento das florestas tropicais, em termos de respostas dos fluxos de carbono ao clima, utilizando os cenários climáticos CMIP5. Os resultados deste projeto produzirão uma descrição inédita, pantropical, do ciclo do carbono em florestas tropicais em uma escala temporal sazonal em função das características locais e climáticas. Esta contribuirá para a determinação das consequências das mudanças climáticas para os estoques de biomassa e fluxos em florestas tropicais. Provavelmente, estes resultados serão de grande importância para os futuros relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, assim como para fomentar o planejamento ambiental em regiões tropicais objetivando mitigar os impactos do clima, manter os estoques de carbono e proteger a biodiversidade e os serviços ambientais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAGNER, FABIEN; ROSSI, VIVIEN; AUBRY-KIENTZ, MELAINE; BONAL, DAMIEN; DALITZ, HELMUT; GLINIARS, ROBERT; STAHL, CLEMENT; TRABUCCO, ANTONIO; HERAULT, BRUNO. Pan-Tropical Analysis of Climate Effects on Seasonal Tree Growth. PLoS ONE, v. 9, n. 3 MAR 26 2014. Citações Web of Science: 0.
WAGNER, F.; ROSSI, V.; STAHL, C.; BONAL, D.; HERAULT, B. Asynchronism in leaf and wood production in tropical forests: a study combining satellite and ground-based measurements. BIOGEOSCIENCES, v. 10, n. 11, p. 7307-7321, 2013. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP