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A produção e a difusão de informações: um estudo sobre o grupo Ibope e os usos do território brasileiro

Beneficiário:

Instituição: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Adriana Maria Bernardes da Silva

Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo: 13/15652-3
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 30 de setembro de 2015
Assunto(s):

Urbanização

Resumo
A informação, sob todas as suas formas, se torna variável-chave para pensarmos os usos do território no mundo contemporâneo. Nas últimas décadas junto ao aprimoramento e a uma maior difusão dos fluxos informacionais assistimos a expansão mundial das empresas de informações, entre elas as de pesquisa de mercado, cujas ações tem se mostrado decisivas no direcionamento de estratégias para a reprodução do capital. Dentre essas empresas podemos destacar, a Americana Nielsen Company, a britânica Kantar e a brasileira IBOPE. Propomos investigar o papel das agências de pesquisa de mercado (em especial o Grupo IBOPE) na dinâmica do território brasileiro. Buscaremos entender a gênese do Grupo, a expansão da rede de escritórios, a produção e a difusão de informações na rede urbana direcionado às estratégias do mercado. Problematizaremos as relações possíveis entre a informação como mercadoria e a produção estratégica e racional do espaço.Cabe ressaltar que este trabalho pretende ser um aprofundamento do projeto de Iniciação Científica financiado pela FAPESP no ano de 2012, que teve duração de nove meses, realizado ainda no período de graduação. Dessa forma, já foi iniciado, no âmbito da iniciação científica, um levantamento de dados acerca da topologia da rede do Grupo IBOPE e da tipologia das informações que são produzidas pela empresa no Brasil. Como o objeto de estudo (Grupo IBOPE) foi se revelando extremamente complexo, muitas questões importantes surgiram e muitas outras não puderam ser esclarecidas, dado o curto espaço de tempo. Assim, se faz necessário, através do estudo mais aprofundado proporcionado pelo Mestrado, prosseguir desvendando o papel do Grupo IBOPE diante da produção, controle e difusão da informação no território brasileiro. Trata-se de uma temática ainda pouco estudada e merecedora de atenção, dada a importância desta empresa no processo de modernização do território brasileiro a partir do controle da variável-chave do período atual. (AU)
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