Bolsa 12/23543-7 - Figueira, Biogeografia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeografia de besouros da família Curculionidae (Curculionoidea: Phytophaga: Coleoptera) associados a Ficus (Moraceae)

Processo: 12/23543-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Beneficiário:Luciano Palmieri Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/04534-5 - Biogeografia de besouros da família Curculionidae (Curculionoidea:Coleoptera) associados a Ficus (Moraceae), BE.EP.DR
Assunto(s):Figueira   Biogeografia

Resumo

Apesar de serem escassos os relatos da associação entre besouros da família Curculionidae e figueiras, existem fortes evidências da especialização destes insetos na utilização de figos como recurso. Contudo, sabe-se muito pouco sobre a biologia, história evolutiva e distribuição geográfica destas espécies. Este projeto pretende determinar a ocorrência geográfica dos grupos de Curculionidae relacionados a espécies de Ficus em três continentes (África, América e Ásia), relacionando-a à filogenia dos grupos e a história dos continentes. Para isso, serão analisados dados morfológicos e moleculares de espécies de besouros encontradas nas figueiras distribuídas nas principais regiões biogeográficas de ocorrência do gênero Ficus (Neotropical, Afrotropical, Oriental). A delimitação de quais espécies de curculionídeos se relacionam com figueiras, bem como sua distribuição e história evolutiva irá fornecer bases para o estudo da biologia e ecologia destas espécies, até então desconhecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Nova fase na relação entre figueiras e vespas é desvendada 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCIANO PALMIERI ROCHA. Sistemática e Biogeografia de Besouros Curculionídeos (Curculionoidea; Coleoptera) associados a figueiras (Ficus; Moraceae).. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.