Busca avançada

Uso de ômega 3 e 6 na ceratoconjuntivite seca em cães

Processo: 13/14168-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Cláudia Valéria Seullner Brandão
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos essenciais   Óleos de peixe   Oftalmologia veterinária

Resumo

A ceratoconjuntivite seca (CCS) é uma afecção oftálmica comum em cães; sua etiologia, em cerca 30% dos casos, é relacionada a processos imunomediados, sendo classificada como idiopática na maioria dos casos. O uso de ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e 6, tem sido estudado em humanos e coelhos como uma opção de tratamento CCS devido ao potencial efeito anti-inflamatório, apresentando bons resultados, porém não há estudos com o seu uso para o tratamento de cães naturalmente acometidos por CCS. Objetiva-se neste estudo realizar a avaliação clínica e microscópica da ação anti-inflamatória do ômega 3 e 6, presentes no óleo de linho e de óleo de peixe, administrados por via oral em cães com CCS. Para isso, serão avaliados os parâmetros clínicos dos animais, como blefaroespasmo, hiperemia conjuntival, neovascularização e pigmentação corneal, teste lacrimal de Schirmer 1 e teste de ruptura do filme lacrimal. Adicionalmente, será realizada a citologia de impressão conjuntival e biópsia conjuntival para posterior análise histopatológica. Os animais serão distribuídos em três grupos experimentais constituídos por 15 cães, sendo que o grupo 1 e 2 serão constituídos por animais com CCS, que receberão, respectivamente, óleo de peixe (1g, cada 24 horas ) e óleo de linho (1g, cada 24 horas) durante 60 dias. O grupo 3 será composto por cães sem CCS, não sendo administrado nenhuma suplementação, realizando-se apenas a avaliação completa para determinação dos valores de normalidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ÚRSULA CHAVES GUBERMAN. Suplementação oral com óleos de linho e peixe para o tratamento da ceratoconjuntivite seca em cães. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.