Busca avançada

Metaheurísticas aplicadas ao desenvolvimento de inteligência artificial em jogos de estratégia em tempo real

Processo: 13/12522-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Claudio Fabiano Motta Toledo
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Tempo-real   Jogos de computador   Meta-heurística   Algoritmos evolutivos

Resumo

A presente proposta de projeto de iniciação científica tem como objetivo aplicar metaheurísticas em jogos de estratégia em tempo real ou Real-Time Strategy (RTS). Nesses jogos, estratégias devem ser elaboradas visando ataques aos oponentes, mas considerando também a captação e gerência dos recursos disponíveis. O jogador(a) deve tomar decisões durante todo o jogo a partir de um escopo de ações possíveis. Esse escopo poder variar de acordo com o jogo RTS considerado. Inicialmente, o projeto continuará os estudos iniciados no projeto FAPESP 2012/00995-0, "Algoritmos Evolutivos Aplicados ao Aprendizado em Jogos de Estratégia em Tempo Real". Novas abordagens aplicando algoritmos evolutivos, a partir daquelas apresentadas no projeto FAPESP 2012/00995-0, serão implementadas. Além disso, novos métodos baseados em outras metaheurísticas serão propostos. Este projeto também avaliará os métodos em pelo menos dois jogos do tipo RTS com código aberto. Os resultados obtidos serão apresentados através da elaboração de artigos que serão submetidos a congressos e revistas. (AU)