Busca avançada

Análise transcriptômica do efeito do hormônio etileno na maturação em cana-de-açúcar

Processo: 12/13920-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Transcriptoma   Genética molecular

Resumo

A capacidade de acumular sacarose em altas concentrações nos colmos é exclusiva da cana-de-açúcar, cultura de grande importância econômica para o Brasil e referência mundial para o setor de bioenergia. O processo de acúmulo de sacarose em cana-de-açúcar, a nível molecular, foi extensivamente estudado através da disponibilização de um banco de dados de EST pelo projeto SUCEST, mas seu controle ainda é pouco conhecido, principalmente, em relação aos fitohormônios. Entre eles destaca-se o etileno, hormônio vegetal gasoso, por participar de vários estádios do desenvolvimento, incluindo germinação, maturação, senescência e tolerância a estresses bióticos e abióticos. A aplicação de etileno exógeno é prática comum nos canaviais para acelerar a maturação ou inibir o florescimento, no entanto, o mecanismo de ação deste fitohormônio em cana-de-açúcar e seu papel no acúmulo de sacarose ainda são desconhecidos. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo elucidar o mecanismo de ação do etileno durante a maturação em cana-de-açúcar utilizando uma abordagem transcriptômica (RNA-Seq). Os perfis de expressão gênica diferenciais serão avaliados após a aplicação do maturador (etefon, indutor da biossíntese de etileno) e de um inibidor da maturação (AVG, inibidor da biossíntese de etileno) no início e final da fase de maturação de duas variedades, contrastantes para ciclo fenológico (super-precoce e média-tardia). A correlação dos dados obtidos com o padrão de emissão de etileno e acúmulo de sacarose ao longo da fase de maturação permitirá uma melhor compreensão do mecanismo fisiológico envolvido no acúmulo de sacarose, contribuindo para futuros programas de melhoramento genético e biotecnológico da cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudo desvenda como hormônio aumenta o acúmulo de açúcar na cana 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, CAMILA P.; ROBERTO, GUILHERME G.; VICENTINI, RENATO; LEMBKE, CAROLINA G.; SOUZA, GLAUCIA M.; RIBEIRO, RAFAEL V.; MACHADO, EDUARDO C.; LAGOA, ANA M. M. A.; MENOSSI, MARCELO. Ethylene-induced transcriptional and hormonal responses at the onset of sugarcane ripening. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, MAR 7 2017. Citações Web of Science: 0.
ROBERTO, GUILHERME GARCIA; CUNHA, CAMILA; GABRIEL SALES, CRISTINA RODRIGUES; SILVEIRA, NEIDIQUELE MARIA; RIBEIRO, RAFAEL VASCONCELOS; MACHADO, EDUARDO CARUSO; MAGALHAES ANDRADE LAGOA, ANA MARIA. Variation of photosynthesis and carbohydrate levels induced by ethephon and water deficit on the ripening stage of sugarcane. Bragantia, v. 74, n. 4, p. 379-386, OCT-DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.