Busca avançada

Modelos de cópulas para geração de indicadores educacionais

Processo: 11/18285-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Verónica Andrea González López
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Análise de regressão   Pesquisa educacional

Resumo

Neste projeto procura-se aplicar a modelagem de dependência multivariada via cópulas em pesquisa educacional. Utilizando técnicas já desenvolvidas para gestão de risco e recursos financeiros, pretende-se obter indicadores que deem subsídio à definição de políticas educativas de uma instituição. No aspecto teórico, será dada ênfase no problema de seleção de modelo de cópulas, em particular de cópulas vine. O projeto começa com a determinação das variáveis significativas para a modelagem dos problemas inerentes à gestão educacional. Continua com a aplicação de modelos que combinem análise de regressão (comumente utilizada na pesquisa educacional) com modelos de cópulas (amplamente usados em diferentes áreas de pesquisa, mas inovador no estudo de dados educacionais). Para a escolha da família de cópulas constroem-se algoritmos e testes, focando naqueles que permitam selecionar dentre as estruturas de dependência do tipo cópulas vine. Finalmente, geram-se os indicadores educacionais usando como base para a definição diversas medidas de risco financeiro como a "expected shortfall". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ, MARIELA; GONZALEZ-LOPEZ, VERONICA A.; RIFO, LAURA R. A note on conjugate distributions for copulas. MATHEMATICAL METHODS IN THE APPLIED SCIENCES, v. 38, n. 18, SI, p. 4797-4803, DEC 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.