Busca avançada

Consumo de fibras alimentares no Brasil

Processo: 11/21802-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Renata Bertazzi Levy
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Fibras na dieta   Consumo de alimentos

Resumo

Introdução: o consumo de fibras tem sido associado à prevenção de câncer de cólon e reto, câncer de mama, doenças cardiovasculares, úlcera duodenal, além de favorecer a homeostase em pacientes diabéticos e diminuir os níveis de proteína C-reativa no organismo. Entretanto, as publicações sobre o tema no Brasil são escassas e pontuais. Objetivo: estimar o consumo de fibras pela população brasileira, nos estratos regionais e socioeconômicos, destacando suas principais fontes alimentares. Métodos: análise de dados provenientes da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 (POF) sobre aquisição de alimentos no período de sete dias consecutivos em um domicílio. A amostra foi de 55.970 domicílios. Serão estimadas as médias da disponibilidade diária per capita de fibras (e respectivos intervalos de confiança) para o País como um todo e para as cinco macro-regiões geográficas, desagregadas em situação urbana ou rural, assim como para quintos da distribuição da renda per capita. A participação percentual de grupos de alimentos na disponibilidade domiciliar total de fibras será descrita também para o País como um todo e segundo quintos de renda por pessoa. Todos os procedimentos analíticos deste estudo serão executados com aplicativo Stata v.12 SE, levando em conta o delineamento da amostra das POFs. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARDINHA, ALINE NASCIMENTO; CANELLA, DANIELA SILVA; BORTOLETTO MARTINS, ANA PAULA; CLARO, RAFAEL MOREIRA; LEVY, RENATA BERTAZZI. Dietary sources of fiber intake in Brazil. APPETITE, v. 79, p. 134-138, AUG 1 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.