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Inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil: possibilidade de avaliação das habilidades funcionais

Beneficiário:

Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Luciana Ramos Baleotti

Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo: 11/18753-0
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de dezembro de 2012
Resumo
A possibilidade de avaliar as habilidades motoras e de processo de alunos com paralisia cerebral incluídos no ensino regular pode ser uma estratégia eficaz a possibilitar a interdisciplinaridade entre terapeutas ocupacionais (TO) e professores na busca de alternativas que viabilizem o sucesso da inclusão destes alunos. Para tanto, TO podem contar com o instrumento denominado Avaliação das Habilidades Motoras e de Processo - Versão Escolar ou School-AMPS. Trata-se de um instrumento padronizado de terapia ocupacional desenvolvido para retratar o desempenho funcional da criança na execução de tarefas em sala de aula. O objetivo deste estudo é o de avaliar as habilidades motoras e de processo de crianças com paralisia cerebral inseridas na Educação Infantil a fim de identificar aspectos funcionais que podem ser estimulados pelo professor no contexto educacional. Participarão duas crianças com paralisia cerebral inseridas em classe regular da Educação Infantil e seus respectivos professores. A coleta de dados será feita por meio de dois instrumentos, a saber: roteiro de entrevista aplicado individualmente ao professor, objetivando a identificação de três atividades elencadas pelo mesmo como difíceis de a criança realizar, e School-AMPS. Esta será utilizada para coletar os dados durante a observação da criança na realização das atividades indicadas pelo professor. Com base na observação, o desempenho da criança será pontuado nas duas escalas que compõem a School-AMPS, a de habilidades motoras e a de processo. A análise preliminar dos dados da School-AMPS será feita com base na pontuação obtida pela criança em cada um dos itens das duas escalas. Após a etapa da atribuição das pontuações, será realizada análise qualitativa e estatística dos dados. (AU)
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