FAPESP Logo

Aspectos éticos e pedagógicos de EROs: uma leitura do Fedro de Platão

Processo: 11/10351-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Marcelo Perine
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):

Pedagogia

Platão

Amor

Dialética

Eros

Resumo
O presente projeto visa possibilitar ao candidato uma primeira pesquisa acadêmica sobre um texto filosófico, no caso, o Fedro de Platão, encaminhando-o para uma leitura mais profunda da obra, com o auxílio de textos de comentadores, e para um aprendizado na organização de um trabalho científico. O projeto busca analisar o lugar ocupado por Eros no diálogo Fedro de Platão, para extrair daí algumas conclusões de caráter ético e pedagógico. Do ponto de vista educacional, o texto pode ser entendido como uma iniciação do jovem Fedro por Sócrates na vida filosófica, entendida não só como domínio de conhecimentos (epistéme), de métodos de investigação (techné dialektiké) e de ensinamento (didaché), mas também como um modo de vida, que se traduz pelo "amor à sabedoria". O projeto terá, portanto, diante de si alguns dos grandes temas platônicos e possibilitará, inclusive, uma reflexão crítica sobre o próprio trabalho de ensinar. (AU)
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP