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A utilização de jogos na prática pedagógica

Beneficiário:

Instituição: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Adriana Lia Friszman de Laplane

Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Processo: 11/21481-1
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 31 de agosto de 2012
Vinculado ao auxílio:09/08775-6 - Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, AP.EP
Assunto(s):

Conhecimento

Jogos

Letramento

Aprendizagem

Cultura

Resumo
De acordo com os teóricos do desenvolvimento humano, os jogos são considerados como atividades importantes para o desenvolvimento da criança. Inclusive, vários estudiosos apontam que o brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. Do mesmo modo, trabalhar com jogos pode tornar-se um recurso pedagógico eficaz diante da heterogeneidade apresentada pelos alunos em relação ao conhecimento factual ou capacidade de compreensão e elaboração de ideias. Os elementos do jogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação e permitem diferentes tipos de aprendizagens. Os jogos permitem à criança se relacionar com o conhecimento e com o outro por meio de uma atividade que integra aspectos tais como o lúdico, o simbólico, o operatório e o social. Os jogos também despertam interesse e curiosidade e motivam as crianças a aprender e a participar de situações que exigem disciplina, regras e limites. Alem disso, eles podem contribuir para criar autoconfiança e autonomia.A literatura especializada aponta para uma multiplicidade de possibilidades de utilização de diferentes tipos de jogos na sala de aula (Brotto, 1997; Kishimoto, 1996; Lopes, 2001; Silveira, 1998). Tendo em vista as características e as possibilidades dos jogos para a aprendizagem, este estudo se propõe a analisar seu uso na sala de aula. Para isso será planejado e implementado um conjunto de atividades que envolvem jogos de vários tipos. Essas atividades serão conduzidas na sala de aula e avaliadas a partir dos objetivos propostos para cada uma. Espera-se, com esse estudo, contribuir para a sistematização de práticas pedagógicas que utilizem os jogos seja como atividades centrais ou instrumentos de apoio à aprendizagem. (AU)
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