FAPESP Logo

Estudo de métodos quantitativos para auxílio à decisões de sequenciamento e programação de produção e sua integração com a logística

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Roberto Fernandes Tavares Neto

Anfitrião:

Marc Reimann

Supervisor no exterior:
Local de pesquisa: University of Graz, Áustria
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Processo: 11/14800-3
Vigência: 03 de janeiro de 2012 - 21 de dezembro de 2012
Assunto(s):

Logística

Heurística

Scheduling

Resumo
Uma parcela significativa do esforço realizado na pesquisa de métodos quantitativos aplicados à engenharia de produção é relacionada ao estudo detécnicas de seqüenciamento e programação de tarefas em ambientes produtivos (scheduling). Tanto pela relevância prática quanto pela importância teórica, vários pesquisadores têm dedicado boa parte de suas carreiras nesse estudo. Hoje, com a crescente importância da integração entre diversos elementos da cadeia deprodução, é importante ampliar o espectro desse estudo, incluindo problemas de distribuição, gerenciamento de estoques, entre outros. Percebe-se que uma das grandes dificuldades existentes é a complexidade existente em vários problemas de scheduling, o que pode inviabilizar soluções usando métodos exatos bem conhecidos na literatura. Dessa forma, soluções alternativas vêm sido pesquisadas para que seja possível a obtenção de soluções próximas ao ótimo com um custo computacional aceitável. Dentre as estratégias conhecidas, tem-se as meta-heurísticas, métodos computacionais iterativos que buscam otimizar uma solução de um problema. Um dos métodos iterativos que vêm se mostrando eficaz para a resolução de problemas de scheduling é a otimização por colônia de formigas(ACO). Porém, conforme pesquisas anteriores, o uso do ACO é beneficiado enormemente com conhecimento de características específicas do problema estudado. Assim sendo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivos: (1)ampliar a capacitação do candidato na teoria do scheduling e sua integração com problemas de logística; e (2) solidificar o conhecimento do candidato na meta-heurística ACO e sua aplicação em problemas de scheduling. Espera-se que esteprojeto gere, pelo menos, a submissão 1 artigo referente a cada objetivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARC REIMANN; ROBERTO TAVARES NETO; ELISABETH BOGENDORFER. JOINT OPTIMIZATION OF PRODUCTION PLANNING AND VEHICLE ROUTING PROBLEMS: A REVIEW OF EXISTING STRATEGIES. Pesquisa Operacional, v. 34, n. 2, p. 189-214, Maio 2014.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP