FAPESP Logo

Estudo dos mecanismos periféricos envolvidos nas respostas cardiovasculares desencadeadas pela ativação de receptores NMDA no hipocampo ventral de ratos não anestesiados

Beneficiário:

Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Leonardo Resstel Barbosa Moraes

Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Autonômica
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo: 11/13626-0
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2012
Resumo
O hipocampo é uma estrutura encefálica que faz parte do sistema límbico e esta envolvida em processos emocionais, de aprendizado e memória. Em ratos a estimulação elétrica desta área além de causar reações defensivas, também causa modificações viscerais e autonômicas tais como diminuição ou aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial, dependendo do anestésico utilizado e da sub-região estimulada.O glutamato (L-Glu) é um dos principais neurotransmissores do sistema nervoso central. Em trabalhos anteriores e ainda não publicados, verificamos que a administração de L-Glu na porção ventral do hipocampo (HV) de ratos não anestesiados causa aumento da pressão arterial e taquicardia. Além disso, o hipocampo é capaz de modular respostas comportamentais e cardiovasculares durante situações aversivas. Em situações de estresse há um aumento da liberação de L-Glu no hipocampo, sugerindo que essa área apresenta um sistema glutamatérgico ativado durante reações defensivas. Tem sido descrito que a ativação de receptores NMDA pela administração de L-Glu em regiões do sistema nervoso central de ratos causa aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca através da ativação da enzima oxido nítrico sintase (NOS). No hipocampo, a ativação de receptores NMDA também esta envolvida com aumento da formação de NO.Anteriormente, administramos diferentes doses de L-GLu que provocaram respostas cardiovasculares dose-dependente. Essas respostas eram bloqueadas pelo pré-tratamento do HV com antagonista seletivo de receptores NMDA o AP-7, inibidor seletivo da nNOS o NÉ-Propyl-L-argenina (N-Propyl) e um sequestrador de NO, o C-PTIO, mostrando o envolvimento da neurotransmissão glutamatérgica e nitrérgica no HV na modulação das respostas cardiovasculares. No entanto, os mecanismos periféricos responsáveis pelo aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca desencadeados pela microinjeção de L-Glu no HV de ratos não anestesiados ainda não foram estudados.O sistema nervoso autônomo (SNA) apresenta duas divisões: uma simpática e outra parassimpática. O controle central da circulação opera via neurônios parassimpáticos, que inervam o coração, e através de três principais classes de eferentes simpáticos os quais inervam o coração, os vasos sanguineos, rins, e medula adrenal - barossensitivos, termossensitivos e glucosensitivos.Com base no conhecimento dos mecanimos autonômicos envolvidos do controle cardiovascular, o presente projeto tem como hipótese que as respostas pressora e taquicardica à microinjeção do L-Glu no HV são mediadas pela ativação do SNA simpático e/ou inibição do SNA parassimpático. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTINI, CIBELE O.; FASSINI, ALINE; SCOPINHO, AMERICA A.; BUSNARDO, CRISTIANE; CORREA, FERNANDO M. A.; RESSTEL, LEONARDO B. M. The ventral hippocampus NMDA receptor/nitric oxide/guanylate cyclase pathway modulates cardiovascular responses in rats. Autonomic Neuroscience : Basic and Clinical, v. 177, n. 2, p. 244-252, OCT 2013. Citações Web of Science: 2.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP