Busca avançada

O éthos de Aníbal em Tito Lívio e Cornélio Nepos: imagines

Processo: 10/13114-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Paulo Martins
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Literatura latina   Retórica latina   Historiografia

Resumo

A pesquisa tem por objetivo a reflexão acerca da construção retórica do éthos de Aníbal no Liber de excellentibus ducibus exterarum gentium, obra biográfica de Cornélio Nepos, e nos Ab urbe condita libri, de Tito-Lívio. Ambos os autores, o primeiro, scriptor vitae e o segundo, scriptor historiae, valem-se de procedimentos retóricos para criar, pela palavra, imagines visuais do temível general cartaginês. Dessa maneira, faz-se necessário o estudo da aplicação dos conceitos da ékphrasis, da euidentia e da descriptio, procedimentos retóricos relativos ao ornatus e à elocutio do discurso, capazes de despertar no leitor a phantasia. O desenvolvimento da pesquisa também possibilitará a reflexão acerca da relação entre história e res ficta na Antiguidade, acerca dos limites entre o res explicare e o enarrare vitam, entre o Verossímil e o Verdadeiro na Historigrafia Antiga, e ainda entre verbum e pictura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CYNTHIA HELENA DIBBERN. O êthos de Aníbal em Tito Lívio e Cornélio Nepos: imagines. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.