Busca avançada

Filogeografia de Chiroxiphia caudata (Pipridae, AVES) e de Hemitriccus diops (Tyrannidae, AVES): estrutura populacional e história demográfica de passeriformes da Mata Atlântica

Processo: 11/05399-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Cristina Yumi Miyaki
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Filogeografia   Biodiversidade   Evolução animal   Aves   Mata Atlântica

Resumo

A Mata Atlântica é uma das cinco áreas prioritárias para conservação no planeta. Para o desenvolvimento de estratégias de conservação robustas é preciso conhecer e entender os mecanismos e processos relacionados com a origem e a manutenção da biodiversidade no bioma, e assim, planejar sua proteção. A comparação de dados de filogeografia permite testar hipóteses para explicar a distribuição de linhagens genéticas. Essas informações são importantes para compreender como e por que a Mata Atlântica abriga tanta biodiversidade. No presente trabalho será estudada a filogeografia de duas aves passeriformes: Chiroxiphia caudata e Hemitriccus diops. Ambas endêmicas da Mata Atlântica e associadas a florestas. Espera-se que a descrição do padrão de distribuição geográfica da diversidade genética e as inferências sobre sua demografia histórica auxiliem a compreender os processos relacionados à história evolutiva da biodiversidade da Mata Atlântica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TIAGO DA SILVA RIBEIRO. Filogeografia de Chiroxiphia caudata (Pipridae, Aves) e de Hemitriccus diops (Rynchocyclidae, Aves): estrutura populacional e história demográfica de passeriformes da Mata Atlântica. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.