Busca avançada

Personalização da habitação de interesse social no Brasil

Processo: 11/50139-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Caffarena Celani
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/59989-8 - Laboratório portátil de projetos de arquitetura, AP.JP

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, o problema habitacional no Brasil, estimado em 6.273 milhões de moradias, tem se intensificado com a explosão territorial das cidades e o agravamento das condições urbanas. A estratégia modernista para responder à demanda habitacional foi à padronização das tipologias, definida para o homem "ideal" ou "médio" corbusiano, determinando assim, a forma de projetar ao longo do século passado até os dias atuais. Os avanços nas tecnologias CAD e CAM e o potencial generativo e criativo dos meios digitais, promoveram uma conexão direta entre método de projeto e construção. Como conseqüência, surge à possibilidade de gerar diferentes soluções personalizadas utilizando a produção em série, prática que originou o conceito denominado "mass customization" (personalização em massa) e um novo paradigma pós-Fordismo para a economia do século XXI. Assim, torna-se possível pensar em métodos que permitem a personalização em massa de bens consumíveis incluindo habitações, constituindo componentes individuais personalizados em resposta a diferentes condições locais criando soluções ótimas dentro das variantes necessárias para cada projeto. Frente à dissolução do "modelo" ideal de habitação moderno e ao significativo déficit habitacional no Brasil, este trabalho objetiva investigar as possibilidades de aplicação da gramática da forma (shape grammar), para desenvolvimento de um sistema computacional, com utilização de regras paramétricas, para provisão de habitação de interesse social (HIS) personalizada, com alta qualidade e custo acessível. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LETICIA TEIXEIRA MENDES. Personalização de habitação de interesse social no Brasil : o caso da implantação urbana em conjuntos habitacionais. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.