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A formação de atitudes frente a pessoas com deficiência na educação infantil

Processo: 11/06259-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marie Claire Sekkel
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50235-6 - A formação de atitudes frente a pessoas com deficiência na educação infantil, AP.R
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação infantil   Psicologia escolar   Preconceito   Atitudes

Resumo

RESUMOEste estudo pretende conhecer os efeitos da convivência em creches e pré-escolas inclusivas sobre a formação das crianças no que diz respeito à aceitação das diferenças, buscando identificar as atitudes e estabelecer uma possível relação entre ter convivido com crianças com deficiência numa creche ou pré-escola inclusiva e o modo de se relacionar com pessoas significativamente diferentes ao longo da vida. A pesquisa será realizada com base numa abordagem qualitativa. Serão realizadas visitas para escolha de creches ou pré-escolas com características de um ambiente inclusivo e serão entrevistados alunos(as) egressos(as) dessas instituições no período de 2003 a 2008 e que freqüentam atualmente o Ensino Fundamental. A análise dos dados será feita com base na Teoria Crítica da Sociedade e tem como pressuposto a relevância dos processos formativos na primeira infância iluminados pelas investigações da psicanálise. (AU)