Educação bilíngue para surdos e educação inclusiva: implantação de uma proposta pe...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 11/00092-7 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público |
Vigência (Início): | 01 de fevereiro de 2011 |
Vigência (Término): | 30 de novembro de 2014 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação |
Pesquisador responsável: | Ana Claudia Balieiro Lodi |
Beneficiário: | Elaine Cristina Bortolotti |
Instituição-sede : | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 10/11012-1 - Educação bilíngue para surdos: implantação de uma proposta pedagógica, AP.EP |
Assunto(s): | Educação inclusiva Pessoas com deficiência auditiva Bilinguismo |
Resumo A educação de surdos hoje em nosso país vive uma tensão determinada pelas políticas linguísticas, que assumem a necessidade da implantação de uma educação bilíngue para surdos e as políticas educacionais, que defendem a educação inclusiva e, portanto, a matrícula das crianças surdas em escolas regulares de ensino. Frente a esta realidade, torna-se necessário o desenvolvimento de metodologias de ensino que viabilizem a implantação de práticas inclusivas bilíngues, processo este nada fácil de ser implementado. Cabe ao professor regente a realização de atividades que favoreçam a inter-relação dos alunos surdos e ouvintes que frequentam a mesma sala de aula e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que garantam o ensino-aprendizagem de todas as crianças. Assim, é objetivo do bolsista refletir sobre seu papel, desenvolver metodologias de ensino que possibilitem a participação e o ensino-aprendizagem de todos além de analisar as interações dos alunos no espaço escolar refletindo sobre a realidade inclusiva. Espera-se com esta experiência possibilitar a melhor educação possível às crianças surdas, considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, criando um espaço de reflexão no interior da escola de forma a possibilitar que outras experiências venham a ser desenvolvida na cidade e em outras que tenham interesse em repensar a educação de crianças surdas. (AU) | |