Busca avançada

O impacto da modernização no laboratório de hidrodinâmica do centro de engenharia naval e oceânica (CNAVAL) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)

Processo: 09/13236-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vogt
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (São Paulo - Estado). São Paulo, SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil  
Assunto(s):Divulgação científica   Hidrodinâmica

Resumo

O presente projeto tem como objetivo proporcionar a divulgação científica das pesquisas realizadas no Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNAVAL) do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)-SP, junto à sua Assessoria de Imprensa. O intuito é informar o processo de modernização por qual passa o Laboratório de Hidrodinâmica do IPT. O laboratório encontra-se num momento muito favorável de incremento de sua capacitação laboratorial e implantações de novas instalações, as quais possibilitarão impactos positivos não só para a eficiência técnica e qualificação de seu conhecimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como contribuições significativas para a sociedade brasileira e para a indústria naval do país. A produção do material jornalístico contará com uma linguagem clara, pois consideraremos especialmente o leitor não especializado, visando possibilitar o acesso ao conhecimento científico em engenharia naval e oceânica ao grande público. A veiculação será feita pelo site do IPT (www.ipt.br) e pelas revistas eletrônicas produzidas pelo Labjor- Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo: ComCiência (www.comciencia.br) e Ciência & Cultura- Temas e Tendências (versão eletrônica disponível no Scielo). (AU)