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A atuação do psicólogo na rede pública frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações

Beneficiário:

Instituição: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Marilene Proença Rebello de Souza

Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Processo: 08/06785-1
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de março de 2009
Vinculado ao auxílio:07/59728-2 - A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente a demanda escolar: concepções, práticas e inovações, AP.R
Resumo
As pesquisas realizadas e os relatos de trabalhos de intervenção em psicologia Escolar demonstram que muito se avançou na direção de um posicionamento crítico que supere modelos subjetivistas e objetivistas de conceber o fenômeno educacional. Ocorre que esse avanço está restrito a observações e práticas cujo foco está preferencialmente nas análises advindas do campo acadêmico. Coloca-se portanto uma questão: como tem se dado a apropriação desses conhecimentos produzidos pela academia por aqueles profissionais que se encontram na rede pública de Educação? O objetivo desse projeto é identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, visando a compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. Para tanto, realizaremos um mapeamento dos serviços ligados às Secretarias municipais de Educação do estado de São Paulo nos quais atuem psicólogos e um levantamnto das práticas profissionais realizadas por meio de um questionário e entrevistas. Além disso, efetuaremos um levantamento de livros na área de pesquisa, identificando como se apresentam as principais tendências quanto à atuação do psicólogo no campo da educação. A análise desse material será realizada buscando-se a presença de indicativos de uma atuação profissional em uma perspectiva inovadora e que contemple os avanços tecno-metodológicos da área de Psicologia Escolar. (AU)
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