Busca avançada

Divulgação Jornalística das atividades do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Processo: 07/01334-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vogt
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Local de pesquisa: Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Instituto Agronômico (IAC), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Periódicos eletrônicos   Uso do solo

Resumo

A divulgação de temas relacionados à ciência e tecnologia de maneira adequada pelos meios de comunicação é fundamental para ampliar o acesso da sociedade aos resultados da produção científica e tecnológica. A mídia ocupa, portanto, uma posição central, atuando como interface entre as pesquisas realizadas dentro das universidades, institutos e centros de pesquisa e o público em geral. Apesar da importância da divulgação científica, a presença da ciência na imprensa brasileira ainda se encontra deficitária. A maioria das matérias que aborda o tema se limita à divulgação de pesquisas que tenham causado algum impacto momentâneo na sociedade. O projeto exposto visa ampliar o canal de comunicação entre o Centro de Solos do IAC e a sociedade através da democratização das informações relevantes sobre a importância ecológica, econômica e do uso dos solos, além dos resultados oriundos de pesquisas e projetos do Centro. A produção de notícias e outros materiais jornalísticos veiculados na revista eletrônica ComCiência (www.comciencia.br) e na revista impressa Ciência e Cultura será ferramenta para tal. O objetivo deste trabalho é o estreitamento das relações entre o IAC e a sociedade, sobretudo com as casas de agricultura e com os produtores, por meio da divulgação de informações sobre as pesquisas e projetos realizados pelo Centro de Solos e Recursos Agroambientais, gerando assim, a transferência dos mais recentes conhecimentos aos usuários. (AU)