Busca avançada

Divulgação científica das atividades de pesquisa e educação ambiental da Coordenadoria de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG)

Processo: 03/02110-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vogt
Beneficiário:
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Local de pesquisa: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Educação ambiental   Amazônia

Resumo

Projeto de pesquisa jornalística que trata da divulgação científica das atividades de pesquisa e educação ambiental da coordenadoria de ciências da terra e ecologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O objetivo é publicar reportagens jornalísticas em meios de comunicação especializados e de massa, contribuir com a produção de releases e propostas de pauta para a imprensa nacional e especialmente para a região amazônica, e colaborar na redação e edição de materiais didáticos dos projetos de educação ambiental da instituição, bem como desenvolver um projeto de criação de um site específico sobre educação ambiental. A principal meta deste trabalho é produzir a divulgação científica de qualidade, mostrando que é possível fazer jornalismo sobre ciência da forma mais abrangente possível, tendo como base as pesquisas da coordenadoria de ciências da terra e ecologia do mpeg, mas confrontando-as e complementando-as com abordagens diferenciadas de pesquisadores de outras instituições científicas. (AU)