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Puxando os fios da rede tecida pelo grupo de educação ambiental do projeto temático "Floresta e Mar" introduzindo outros espaços-tempos por meio da divulgação científica

Processo: 02/02249-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vogt
Beneficiário:
Instituição-sede : Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Áreas de conservação   Recursos naturais   Educação ambiental

Resumo

Esta pesquisa jornalística focaliza as ações do grupo de Educação Ambiental no componente Intervenções e Educação Ambiental do projeto temático Floresta & Mar: usos e conflitos no Vale do Ribeira e litoral Sul, coordenado pelas professoras Dra. Lúcia da Costa Ferreira e Dra. Alpina Begossi. Este projeto é desenvolvido junto ao NEP AM - Núcleo de Estudos de Pesquisas Ambientais da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e financiado pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo no 97/14514-1). Apresentando, também, mais dois componentes, Usos e estratégias de uso dos recursos e conflitos sociais, institucionais e negociações, o projeto Floresta & Mar tem como objetivo analisar como se dá o uso dos recursos naturais, os conflitos locais e regionais que se configuram em função do uso de tais recursos, bem como - propor formas de intervenção educacional relacionadas à conservação. O Grupo de Educação Ambiental é responsável por ações de pesquisa e intervenção educacional em parceria com associações de moradores e escolas em diferentes espaços sociais do interior e entorno de Unidades de Conservação da região do Vale do Ribeira, buscando contribuir para a construção de uma proposta de Educação Ambiental em que o sujeito apresenta um papel ativo no processo de produção de conhecimento. Os trabalhos de pesquisa e intervenção estão sendo desenvolvidos pelos integrantes do grupo junto com as comunidades de Barra do Ribeira/Iguape, com monitores ambientais e professores; no Bairro de Pedrinhas/Ilha Comprida, com agricultores; em Ilha Comprida com extratores de plantas nativas; e no Bairro da Serra/lporanga com professores e monitores ambientais. (AU)