Busca avançada

Análise multiescalar da vulnerabilidade socioambiental às mudanças climáticas no Litoral Norte Paulista

Processo: 10/18501-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Mateus Batistella
Beneficiário:
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Vulnerabilidade

Resumo

Uma série de problemas relacionados ao processo de urbanização no Brasil, como ocupações irregulares em encostas ou nas margens dos corpos de água, tem indicado a inadequação e má distribuição dos serviços e da infraestrutura no meio urbano. Esses problemas, associados aos cenários de aumento da intensidade e frequência de eventos extremos, têm determinado um agravamento de situações de vulnerabilidade socioambiental em zonas costeiras. Buscar mecanismos para caracterizar as situações de vulnerabilidade socioambiental nas zonas costeiras tem sido fundamental para as agendas científicas relacionadas à temática das dimensões humanas das mudanças ambientais globais. Este projeto de pesquisa tem como principais objetivos: (1) identificar e caracterizar as áreas em situação de vulnerabilidade socioambiental no litoral do estado de São Paulo, com ênfase no Litoral Norte, compreendido pelos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba; (2) criar indicadores espacialmente explícitos que representem as dimensões ambientais e socioeconômicas; (3) avaliar a percepção das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade socioambiental. Esse projeto contribui para o projeto temático Clima (n.o 2008/58159-7), no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), além de avançar no desenvolvimento de um método que forneça análises em múltiplas escalas de indicadores que mostrem as dimensões ambientais e socioeconômicas no campo de vulnerabilidades às mudanças climáticas em zonas costeiras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALLAN YU IWAMA; MATEUS BATISTELLA; LÚCIA DA COSTA FERREIRA; DIOGENES SALAS ALVES; LEILA DA COSTA FERREIRA. RISK, VULNERABILITY AND ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE: AN INTERDISCIPLINARY APPROACH. Ambiente & Sociedade, v. 19, n. 2, p. 93-116, Jun. 2016.
ALLAN YU IWAMA; MATEUS BATISTELLA; LÚCIA DA COSTA FERREIRA. Riscos geotécnicos e vulnerabilidade social em zonas costeiras: desigualdades e mudanças climáticas. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 4, p. 251-274, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.