Busca avançada

Território, biologia reprodutiva e padrões de distribuição da maria-da-restinga (Phylloscartes kronei)(Aves, Tyrannidae)

Processo: 10/09707-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Pizo Ferreira
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução   Passeriformes   Mata Atlântica   Ornitologia

Resumo

A maria-da-restinga (Phylloscartes kronei) é uma espécie da família Tyrannidae recentemente descrita e globalmente ameaçada de extinção. Habita principalmente as áreas de floresta de restinga e matas de baixada do sul de São Paulo ao nordeste do Rio Grande do Sul. O conhecimento sobre a espécie encontra-se restrito a dois artigos, uma dissertação e poucos relatos esparsos, sendo bastante escassas as informações sobre sua reprodução e território. Assim, o objetivo deste estudo é caracterizar a biologia reprodutiva e o território da maria-da-restinga, bem como entender seu padrão de distribuição geográfica, visando informações essenciais para eventuais ações de conservação da espécie e estimar densidades populacionais e sua população global. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO A. V. VALLEJOS; RICARDO BELMONTE-LOPES; LOURI KLEMANN-JUNIOR; MARCOS R. BORNSCHEIN; LEONARDO R. DECONTO; EDUARDO CARRANO; CARLOS O. A. GUSSONI. Ocorrência e conservação de Touit melanonotus (Aves, Psittacidae) no sul do Brasil. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 103, n. 1, p. 37-41, Mar. 2013.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARLOS OTÁVIO ARAÚJO GUSSONI. Área de vida e biologia reprodutiva da maria-da-restinga (Phylloscartes kronei) (Aves, Tyrannidae). 2014. 116 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.