Busca avançada

Avaliação do metabolismo in vivo e in vitro e determinação dos parâmetros farmacocinéticos da budleína a e correlatos

Processo: 10/07413-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Norberto Peporine Lopes
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/51812-0 - Desenvolvimento de uma plataforma para o estudo do metabolismo in vivo e in vitro de produtos naturais, uma necessidade para o sistema de ensaios pré-clínicos, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Espectrometria de massas   Respiração celular   Produtos naturais

Resumo

A utilização de plantas medicinais no tratamento de enfermidades é comum há séculos e em geral baseada no empirismo. Nas últimas décadas grandes avanços têm sido alcançados nas ciências que estudam os produtos naturais em relação às suas propriedades farmacológicas e composição química, o que tem tornado o uso deste tipo de medicação bastante difundido através de todas as classes sociais. Entretanto, existe entre a população o mito de que em sendo natural não faz mal, o que contraria a máxima de que todo medicamento possui efeitos colaterais. Baseado neste contexto, o presente projeto tem por objetivo gerar subsídios para o desenvolvimento de medicamentos seguros e eficazes através do estudo aprofundado do metabolismo in vivo e in vitro da budleína A, uma lactonas sesquiterpênicas do tipo furanoheliangolido com comprovada ação citotóxica e antinflamatória. Esse conhecimento dos possíveis produtos do metabolismo de fase 1 possibilitará o mapeamento dos metabólitos gerados e poderá suportar futuros ensaios clínicos. O desenvolvimento do projeto será iniciado com a simulação do metabolismo oxidativo in vitro utilizando-se metaloporfirina e enzimas hepáticas, e posterior monitoramento dos produtos de reação através de espectrometria de massas (EM). Na segunda etapa serão realizados testes farmacocinéticos em ratos com determinação de parâmetros de absorção, distribuição e eliminação. Para a execução das análises por EM serão previamente desenvolvidos e validados métodos cromatográficos por CLAE-EM que se adaptem à composição da amostra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTORI, LUCAS ROSSI; VESSECCHI, RICARDO; HUMPF, HANS-ULRICH; DA COSTA, FERNANDO BATISTA; LOPES, NORBERTO PEPORINE. A systematic investigation of the fragmentation pattern of two furanoheliangolide C-8 stereoisomers using electrospray ionization mass spectrometry. RAPID COMMUNICATIONS IN MASS SPECTROMETRY, v. 28, n. 7, p. 723-730, APR 15 2014. Citações Web of Science: 8.
GUARATINI, THAIS; SILVA, DENISE BRENTAN; BIZARO, ALINE CAVALLI; SARTORI, LUCAS ROSSI; HUMPF, HANS-ULRICH; LOPES, NORBERTO PEPORINE; COSTA-LOTUFO, LETICIA VERAS; CALLEGARI LOPES, JOAO LUIS. In vitro metabolism studies of erythraline, the major spiroalkaloid from Erythrina verna. BMC COMPLEMENTARY AND ALTERNATIVE MEDICINE, v. 14, FEB 18 2014. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCAS ROSSI SARTORI. Avaliação do metabolismo in vitro da budleína A e correlatos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.