FAPESP Logo

Língua Wauja (Arawák): uma descrição fonológica e morfossintática

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Cristina Martins Fargetti

Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Indígenas
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo: 10/03000-3
Vigência: 01 de maio de 2010 - 30 de abril de 2014
Assunto(s):

Linguística

Resumo
Este projeto de pesquisa tem por objetivo descrever a fonologia e morfossintaxe da língua Waujá, que pertence à família linguística Arawak. O povo Waujá, com aproximadamente 410 indígenas, vive na Aldeia Piyulaga, no Parque Xingu, em Mato Grosso. Na investigação fonológica, buscaremos: (a) descrever os segmentos: fones, alofones, fonemas consonantais, vocálicos e glides; (b) verificar o padrão silábico e a silabificação; (c) verificar o comportamento do acento e nasalidade, e (d) descrever os processos (morfo)fonológicos, tendo por base a teoria autossegmental proposta por Goldsmith (1990, 1995), Kenstowics (1994) e Clements; Hume (1995). Na investigação morfossintática o foco será: (a) verificar a ordem dos constituintes: Sujeito, Verbo e Objeto; (b) descrever as categorias gramaticais: tempo, modo, aspecto; (c) verificar o tipo de oração (dependente/independente), e (d) descrever os processos (morfo)sintáticos, de acordo com o estudo da gramática, sob a perspectiva funcional-tipológica encontrada em autores como Comrie (1978), Givón (1984), Shopen (1996) e Dixon (1979, 1994). Este projeto de pesquisa, portanto, busca contribuir para a descrição e documentação das línguas indígenas brasileiras, em especial, as línguas da família Arawak. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ADRIANA VIANA POSTIGO. Língua wauja (arawak) : uma descrição fonológica e morfossintática. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)..
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP