Busca avançada

Agrupamento de dados fuzzy colaborativo

Processo: 09/11268-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Eduardo Raul Hruschka
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/00134-3 - Métodos para mineração de dados, AP.JP
Assunto(s):Mineração de dados

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal propor, implementar e avaliar um algoritmo para agrupamento de dados fuzzy colaborativo, desta forma contribuindo para o desenvolvimento teórico e prático da área de mineração de dados. A constatação da validade do algoritmo proposto permitirá a disponibilização da ferramenta computacional desenvolvida. Sob um ponto de vista mais quantitativo, estima-se que pelo menos uma publicação em conferência internacional qualificada resultará deste projeto. É importante mencionar que Luiz F. S. Coletta está atualmente sendo orientado pelo Prof. Eduardo R. Hruschka em seu trabalho de iniciação científica, intitulado Agrupamento de Dados e Aplicações em Seleção de Atributos, vinculado ao Projeto de Apoio a Jovens Pesquisadores da FAPESP denominado Métodos para Mineração de Dados (Proc. 2006/00134-3), coordenado pelo proponente. A presente proposta de pesquisa também está vinculada ao mesmo projeto de Jovem Pesquisador. Mais precisamente, o aluno irá desenvolver sua dissertação de mestrado vinculada ao tema #1 - Agrupamento de Dados - desse projeto, cujo término se dará em Julho de 2010 e para o qual foi previsto inicialmente que três bolsas de mestrado seriam solicitadas. Destas bolsas, somente uma delas foi até o presente momento implantada. Cumpre mencionar, por fim, que Luiz F. S. Coletta está cursando a trilha graduação-mestrado no ICMC/USP, destinada a alunos de excepcional desempenho acadêmico e que, até o presente momento, concluiu com êxito três disciplinas de mestrado, a saber: Tipos e Estruturas de Dados, Seminários de Computação I e Introdução ao Aprendizado de Máquina. No Segundo Semestre de 2009 o aluno estará completando seus créditos de mestrado com as seguintes disciplinas: Análise de Agrupamento de Dados, Metodologia Científica para Inteligência Artificial, Seminários de Computação II e Preparação Pedagógica, de tal forma que em 2010 se concentrará somente no desenvolvimento de sua dissertação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUIZ FERNANDO SOMMAGGIO COLETTA. Agrupamento de dados fuzzy colaborativo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.