Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo da Lógica Modal paraconsistente avançada

Processo: 09/10239-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Marcelo Esteban Coniglio
Beneficiário:Newton Marques Peron
Instituição-sede : Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Lógica modal   Lógica paraconsistente   Lógicas não clássicas

Resumo

Esse projeto visa um estudo de duas vastas famílias de lógicas não-clássicas: lógicas modais e lógicas paraconsistentes. O estudo não será feito com a perspectiva de comparação, mas sim de produção de novos sistemas, operadores e ramos da lógica modal. Este projeto busca um estudo avançado de lógica modal paraconsistente, em particular das LFI's modais, uma classe ampla e expressiva de lógicas paraconsistentes que internalizam as noções de consistência e inconsistência na linguagem-objeto.Tal estudo avançado contempla noções de frames generalizados, álgebra, bissimulação, teoria de modelos, dentre outras. As versões paraconsistentes dessas noções tornam-sepossíveis por meio de, por um lado, álgebrizações não-clássicas de Blok-Pigozzi e, por outro, tendo em vista resultados recentes de completude para LFI's de primeira ordem.Outro ponto englobado por um estudo avançado de lógica modal paraconsistente consiste em analisar resultados de incompletude modal e de extensões de lógicas modais. Sobre esse último aspecto, o projeto se concentra nas denominadas lógicas híbridas, um campo vasto e fértil de umas das possíveis extensões de lógicas modais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEWTON MARQUES PERON. (In)completude modal por (N)matrizes finitas. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.