FAPESP Logo

O alojamento estudantil no Brasil: projeto, uso e qualidade do espaço

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Jose Jorge Boueri Filho

Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo: 09/03805-4
Vigência: 01 de março de 2010 - 28 de fevereiro de 2011
Assunto(s):

Qualidade do projeto

Resumo
A pesquisa pretendida propõe um estudo sobre a arquitetura dos alojamentos estudantis, buscando identificá-los como forma peculiar de moradia coletiva. Tem-se a pretensão de compreender os usos e atividades desenvolvidas pelos estudantes universitários no ambiente residencial que se tornam pré-condições determinantes na confecção do projeto de arquitetura. Para isso propõe-se a definição dos termos "espaço" e "lugar" e suas conformações sócio-espaciais, relacionando a idéia de qualidade do projeto às formas de uso e apropriação do espaço. Com isso, busca-se identificar propostas de projeto que tornaram possível o "espaço" ser vivido enquanto "lugar". Para tanto, utilizar-se-á como objeto de estudo o projeto de arquitetura de três exemplos emblemáticos de residências estudantis construídas no Brasil no decorrer do século XX: CRUSP - Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (USP), Alojamento Estudantil da Universidade de Brasília (UnB) e Moradia Estudantil da Universidade de Campinas (UNICAMP). Trabalhar-se-á com a abordagem qualitativa de pesquisa, e a coleta de dados se dará por três fontes: entrevistas, análise documental e observação. O objetivo maior desse trabalho é a descrição de conformações espaciais que limitam ou ampliam as possibilidades de uso e apropriação dos espaços dos alojamentos estudados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAFAEL DE OLIVEIRA SCOARIS. O projeto de arquitetura para moradias universitárias: contributos para verificação da qualidade espacial. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP