Busca avançada

Filogeografia de Passeriformes florestais da Mata Atlântica

Processo: 08/05705-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Cristina Yumi Miyaki
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Filogeografia   Passeriformes   Mata Atlântica

Resumo

A América do Sul é a porção do planeta com maior riqueza de espécies de aves e a Mata Atlântica é reconhecida como um dos biomas mais ricos em espécies endêmicas de aves. A Mata Atlântica é um bioma modelo para estudos da diversificação Neotropical, principalmente pelo fato de inúmeros registros de refúgios florestais, em seu domínio, durante o Pleistoceno. Alguns estudos filogeográficos nesse bioma vêm mostrado padrões de diversificação interessantes e concordantes em vários grupos animais como pássaros, serpentes e abelhas, com uma quebra filogeográfica entre norte e sul. O objetivo deste estudo é analisar a estrutura filogeográfica dos pássaros Heliobletus contaminatus e Basileuterus leucoblepharus endêmicos da Mata Atlântica, bem como entender o padrão de diversificação desses taxa nesse bioma e fornecer dados que possam contribuir para o entendimento da história evolutiva das linhagens residentes na Mata Atlântica. Serão usadas seqüências do citocromo b e da região controladora do DNA mitocondrial para estudar as relações filogeográficas entre as populações por meio de análises filogenéticas intraespecíficas (inferência Bayesiana), estruturação em uma rede de haplótipos por median-joinig network, análise de variância molecular (AMOVA), estimativas de expansão demográfica (Mismatch Distribution) e análise de coalescência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATALHA-FILHO, HENRIQUE; MIYAKI, CRISTINA Y. Late Pleistocene divergence and postglacial expansion in the Brazilian Atlantic Forest: multilocus phylogeography of Rhopias gularis (Aves: Passeriformes). JOURNAL OF ZOOLOGICAL SYSTEMATICS AND EVOLUTIONARY RESEARCH, v. 54, n. 2, p. 137-147, MAY 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENRIQUE BATALHA FILHO. Padrões e processos de diversificação em aves da Amazônia e da Mata Atlântica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.