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O processo de projeto da arquitetura escolar no estado de sao paulo: caracterizacao e possibilidade de intervencao.

Processo: 08/52974-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil

Resumo

Este projeto de pesquisa está inserido em um projeto temático intitulado "O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia", aprovado pela FAPESP no processo 04/15737-0. O estudo específico pretende investigar o processo de projeto dos profissionais arquitetos que colaboram com a Fundação para o Desenvolvimento Escolar (FDE) em projetos de prédios escolares no Estado de São Paulo. Pretende-se detectar oportunidades de intervir nesses processos para garantir a melhoria do ambiente escolar público estadual. Muitas avaliações pós-ocupação em prédios escolares, divulgadas na literatura, apontam problemas, principalmente de conforto ambiental e funcionalidade, que remetem à falhas de implantação e projeto. Essa constatação e a crescente complexidade do projeto em arquitetura diante de exigências e responsabilidades ambientais, sociais e econômicas apontam para a necessidade de aprimoramento do processo de projeto, inclusive disponibilizando ambientes de apoio, discussão e divulgação de resultados de avaliações. Neste estudo, aplicar-se-ão questionários aos profissionais registrados junto à FDE com o objetivo de caracterizar o processo de projeto adotado atualmente e explorar a motivação para a adoção de novas práticas que garantam um ambiente escolar de qualidade. O desenvolvimento do instrumento de investigação (questionário) aplicará conceitos vindos de trabalhos teóricos sobre metodologia de projeto, com ênfase nas fases de análise e avaliação de projetos e nas avaliações pós-ocupação já realizadas nos ambientes escolares. A análise dos dados da aplicação do questionário identificará oportunidades de intervenção no processo atual para promover uma arquitetura escolar de qualidade. Os resultados desta investigação devem também servir para pesquisas futuras dentro do projeto temático, objetivando o desenvolvimento de ambiente de apoio ao processo de projeto de escolas públicas no estado de São Paulo. (AU)