FAPESP Logo

Teste de alagamento, deterioração controlada e envelhecimento acelerado para avaliação do vigor de sementes de feijão

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Marco Eustaquio de Sa

Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo: 07/59959-4
Vigência: 01 de outubro de 2008 - 21 de fevereiro de 2010
Assunto(s):

Feijão

Sementes

Resumo
O Brasil é o maior consumidor per capita de feijão e possui produtividade média de 798 kg ha-1, sendo que dentre as causas da baixa produtividade nacional está à falta de utilização de sementes de boa qualidade. O nível de qualidade fisiológica de sementes é avaliado por meio dos parâmetros viabilidade e vigor. A tecnologia de sementes como segmento do processo de produção tem procurado melhorar os testes de vigor com o objetivo de aprimorar a estimativa do potencial de um lote de sementes em campo. Atendendo aos interesses da tecnologia de sementes o trabalho objetiva o estudo dos testes de alagamento, envelhecimento acelerado e deterioração controlada para avaliação do vigor de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris, L.). Para isso serão utilizadas 20 cultivares de feijão, sendo 9 cultivares do tipo II, 3 cultivares do tipo I e 8 cultivares do tipo III. Para o teste de alagamento serão estudadas variações de período de embebição (0, 4,12,16, 24, 30, 36 e 42 horas), e quantidade de água (50 e 75 ml), para envelhecimento acelerado serão avaliadas variações de temperatura (40, 42 e 44°C) e período (0, 12, 24, 36, 48 e 60 horas) e para deterioração de sementes será realizado um teste com avaliação de períodos de aquecimento (0, 2, 3 e 4 dias), temperaturas (37 e 40°C) e umidade das sementes antes da realização do teste (12,16, 20 e 24%). Este trabalho será realizado entre os anos de 2008-2011. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANILA COMELIS BERTOLIN. Teste de alagamento, deterioração controlada e envelhecimento acelerado para avaliação do vigor de sementes de feijão. 2010. 112 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP