Busca avançada

A regulação social em abelhas sem ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

Processo: 07/59058-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Ronaldo Zucchi
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Assunto(s):Abelhas

Resumo

Dentre os himenópteros sociais, segundo a teoria de seleção de parentesco, em alguns casos podem ocorrer conflitos de interesses, entre rainhas e operárias, na produção dos descendentes. Em um sistema haplodiplóide o número de machos com os quais a rainha copula tem sérias implicações na produção ou não de machos por operárias. Nas abelhas do gênero Apis foi identificado um feromônio produzido pela rainha que além de outras funções atua inibindo o desenvolvimento ovariano das operárias, impedindo, dessa forma, que essas botem ovos que dariam origem a machos. Já no grupo dos Meliponini, é encontrada uma maior diversidade tanto no comportamento quanto na fisiologia no que se refere ao desenvolvimento ovariano e oviposição por operárias. Nesse grupo, algumas espécies apresentam ovários desenvolvidos mesmo na presença da rainha, outras espécies se assemelham as abelhas melíferas apresentando ovários desenvolvidos apenas na ausência da rainha e ainda outras espécies não desenvolvem ovários mesmo quando a colônia se encontra em estado de orfandade. Dessa forma, os Meliponini se configuram um ótimo material biológico para o estudo de questões evolutivas relacionadas aos mecanismos de regulação ovariano de operárias por compostos possivelmente provenientes da rainha, visto que apresentam estágios extremos de regulação bem como estágios intermediários. Dessa forma, o presente projeto visa investigar a possível existência de um feromônio produzido pela rainha e sua possível atuação na regulação social na abelha sem ferrão Friesella schrottkyi. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEPTANIL, MOEMA P. B.; MATEUS, SIDNEI; TURATTI, IZABEL C.; NUNES, TULIO M. Mixed colonies of two species of congeneric stingless bees (Hymenoptera: Apinae, Meliponini) display environmentally-acquired and endogenously-produced recognition signals. PHYSIOLOGICAL ENTOMOLOGY, v. 37, n. 1, p. 72-80, MAR 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.