FAPESP Logo

Alienação estetico-literaria na educação escolar: uma análise a partir de Lukács e Vigotski

Beneficiário:

Instituição: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Newton Duarte

Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo: 08/52093-4
Vigência: 01 de março de 2009 - 30 de junho de 2010
Assunto(s):

Catarse

Pragmatismo

Resumo
Essa pesquisa de Mestrado em Educação Escolar tem por objetivo a análise dos fundamentos da concepção de ensino de Literatura contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trataremos fundamentalmente, o processo de alienação estética e o reducionismo histórico que se configuram eminentemente através da deformação poética do objeto artístico-literário. Pretendemos reconstruir os processos pelos quais a lacuna de sensibilidade estética se configura ao longo os anos escolares. Para tanto, apoiaremos a análise dos PCNs na categoria estética de catarse, tal como foi elaborada por Aristóteles e desenvolvida por Vigotski em seus estudos no campo da psicologia da arte e da educação estética e por Lukács em seus estudos filosóficos sobre a estética marxista numa perspectiva marxista. Esta pesquisa de Mestrado articula-se à pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo professor Newton Duarte, intitulada "O tema da formação humana nas análises desenvolvidas por Lukács e por Vigotski das relações entre o indivíduo e a arte". (AU)
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP