FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Influência da renda familiar e dos preços dos alimentos sobre a composição da dieta consumida nos domicílios brasileiros

    Beneficiário:

    Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
    Pesquisador responsável:

    Carlos Augusto Monteiro

    Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
    Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
    Processo: 07/00064-8
    Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de março de 2010
    Assunto(s):

    Alimentos industrializados

    Demanda de alimentos

    Políticas públicas

    Renda familiar

    Resumo
    Embora se admita que a renda familiar e o preço relativo dos alimentos possam influenciar o padrão de alimentação dos indivíduos, poucos estudos, a maioria realizados em países desenvolvidos e sem representatividade nacional, têm procurado identificar e quantificar esta influência. O trabalhos tem por objetivo estudar a influência que a renda das famílias e os preços relativo dos alimentos exercem sobre a qualidade da dieta nos domicílios brasileiros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, realizada entre julho de 2002 e junho de 2003 em uma amostra probabilística dos domicílios brasileiros (n = 48.470) servirá de base para este estudo. Serão analisadas as aquisições semanais de alimentos e bebidas feitas ao longo de 12 meses por 443 agregados de famílias agrupadas segundo critérios geográficos e socioeconômicos. O total adquirido de cada alimento será convertido em energia e nutrientes usando tabelas de composição alimentar. O padrão alimentar será descrito a partir da participação relativa de 18 grupos e 60 subgrupos de alimentos no total de calorias adquiridas para consumo domiciliar e de indicadores tradicionais da dieta, como teor de gordura, sódio e fibras e densidade energética, entre outros. A influência da renda familiar e do preço dos alimentos sobre o padrão alimentar será estudada empregando-se modelos de regressão múltipla (log-log) que estimam coeficientes de elasticidade-preço (própria e cruzada) e elasticidade-renda, ambos ajustados para variáveis de confundimento. (AU)

    Publicações científicas
    (Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
    CLARO, RAFAEL MOREIRA; JAIME, PATRICIA CONSTANTE; LOCK, KAREN; FISBERG, REGINA MARA; MONTEIRO, CARLOS AUGUSTO. Discrepancies among ecological, household, and individual data on fruits and vegetables consumption in Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, n. 11, p. 2168-2176, NOV 2010. Citações Web of Science: 2.
    Publicações acadêmicas
    (Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
    RAFAEL MOREIRA CLARO. Influência da renda familiar e dos preços dos alimentos sobre a composição da dieta consumida nos domicílios brasileiros. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.
    Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
    X

    Reporte um problema na página


    Detalhes do problema:
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP