Busca avançada

Taxonomia, distribuição e conservação dos "caboclinhos" do complexo Sporophila bouvreuil (aves: emberezidae)

Processo: 06/53819-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Migração animal

Resumo

Sporophila bouvreuil é o representante mais conhecido de um conjunto de 10 espécies granívoras e de pequeno porte, conhecidas popularmente como caboclinhos. Atualmente, quatro subespécies são reconhecidas: a forma nominal S. b. bouvreuil (Müller, 1776), S. b. pileata (Sclater, 1864), S. b. saturata Hellmayr, 1904 e S. b. crypta Sick, 1968. Os machos apresentam um padrão de plumagem muito distinto, enquanto que as fêmeas apresentam plumagem semelhante, sendo difícil identificar com segurança a qual subespécie pertencem. Uma complicação adicional na identificação das espécies do complexo S. bouvreuil está no fato do macho desenvolver a plumagem de eclipse, onde ele adquire uma plumagem semelhante à das fêmeas e machos imaturos. Visto que as subespécies do complexo S. bouvreuil apresentam problemas taxonômicos desde sua descrição, pretende-se testar a validade das mesmas por meio da análise dos caracteres morfométricos e da coloração da plumagem, o que possibilitará a checagem das diagnoses apresentadas para as subespécies uma vez que elas fundamentam-se exclusivamente em caracteres externos. As coordenadas geográficas das localidades onde os espécimes foram coletados serão plotadas em mapa para se estabelecer a distribuição geográfica dos táxons. Algumas formas como S. b. saturata e S. b. crypta também são pouco conhecidos até mesmo em relação aos seus padrões de distribuição e migração, e este estudo pretende contribuir para um refinamento e elucidação destes padrões. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, ERIKA; SILVEIRA, LUIS FABIO. Plumage variability and taxonomy of the Capped Seedeater Sporophila bouvreuil (Aves: Passeriformes: Emberizidae). Zootaxa, n. 2781, p. 49-62, MAR 2 2011. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ÉRIKA MACHADO COSTA LIMA. Taxonomia, distribuição e conservação dos \'caboclinhos\' do complexo Sporophila bouvreuil (Aves: Emberizidae). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.