FAPESP Logo

Análise da distribuição da prevalência da cárie e fluorose dentária em função de variáveis sócio-econômicas

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Marcelo de Castro Meneghim

Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo: 06/50788-0
Vigência: 01 de dezembro de 2006 - 30 de novembro de 2009
Assunto(s):

Cárie dentária

Epidemiologia

Fluorose dentária

Resumo
O presente projeto visa discutir as hipóteses 1) a diminuição da prevalência da carie dentaria aumentada a polarização da doença nos indivíduos pertencentes à zona de maior exclusão social; 2) a diminuição da prevalência da cárie, não apresenta como conseqüência um aumento na prevalência da fluose. Os objetivos: determinar a prevalência de carie e fluorose dentárias em Iracernápolis/SP/Brasil e Piracicaba/SP/Brasil no ano de 2006, e comparar com os resultados dos estudos anteriores: analisar se há diferença na prevalência da cárie e fluorose dentárias, entre as diferentes classes sociais e verificar se essa diferença é acentuada em função da polarização da cárie. Para a avaliação da cárie dentaria, será utilizado o índice CPO-D (OMS, 1999), enquanto que para a avaliação da fluorose dentária, o índice T-F (THYLSTRUP & FEJERSKOV, 1978). Os pais ou responsáveis irão responder um questionário baseado em Graciano (1980), com o intuito de classificar os escolares envolvidos na pesquisa em diferentes classes sociais. A análise será a comparação com os resultados entre os diferentes anos estudados utilizados Regressão Polinomial em função do tempo. A fluorose dentária será analisada utilizando e a comparação dos percentuais de crianças com fluorose dentária (T-F>=1) em relação ao ano de estudo, peto Teste de qui-quadrado, A análise da relação entre cárie e fluorose dentárias e as variáveis sócio-econômicas e classes sociais e o tempo, será realizada por meio Variância Two Way, nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONELLO BENAZZI, ALINE SAMPIERI; DA SILVA, RENATO PEREIRA; MENEGHIM, MARCELO DE CASTRO; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; PEREIRA, ANTONIO CARLOS. Dental Caries and Fluorosis Prevalence and Their Relationship with Socioeconomic and Behavioural Variables Among 12-year-old Schoolchildren. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 10, n. 1, p. 65-73, 2012. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP