Busca avançada
Ano de início
Entree

O imigrante japonês nas revistas ilustradas brasileiras (1897-1945)

Processo: 06/52183-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Luiza Tucci Carneiro
Beneficiário:Marcia Yumi Takeuchi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Racismo   Imigração   Brasil República

Resumo

A política imigratória brasileira foi construída desde os seus primórdios com base em questões raciais e políticas ao menos até o final da Segunda Guerra Mundial. Tal particularidade afetou diferentes correntes imigratórias não-européias, dentre as quais a japonesa. Encarados inicialmente como substitutos temporários dos trabalhadores brancos, os japoneses surgiram no cenário nacional enquanto representantes de um povo exótico do qual pouco se sabia, além do que fora divulgado no Ocidente, a partir do século XIX, pelos escritores japonistas, atraídos pelo Império do Sol Nascente. Instalados no Brasil, os japoneses passaram a ser alvo da xenofobia e da intolerância por parte dos Intelectuais e autoridades políticas contrárias a sua introdução. Esses debates eram repercutidos pela grande imprensa e em obras de propaganda, cabendo às charges políticas traduzir e catalisara opinião pública. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa se propõe a avaliar o papel dos periódicos, das charges políticas e das caricaturas, ou seja, do simbólico, em moldar a imagem do japonês, imigrante indesejável, em um contexto em que a alfabetização da população era ainda incipiente. A análise de documentos produzidos pelos órgãos diplomáticos, no Brasil e nos EUA, traz à tona os discursos intolerantes produzidos nos âmbitos externo e interno, através da ação de diplomatas que acompanhavam o crescimento do poderio japonês na Ásia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Ecos do arianismo e da intolerância no Brasil  

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCIA YUMI TAKEUCHI. Entre gueixas e samurais: a imigração japonesa nas revistas ilustradas (1897-1945). 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.