Busca avançada

A inclusão no ensino superior

Processo: 07/56577-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 15 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília, SP, Brasil
Assunto(s):Estigma   Formação de professores

Resumo

A história da Educação Especial está ligada à evolução dos direitos humanos e, conseqüentemente, à conquista da qualidade de vida pelos deficientes. No Brasil, o movimento inclusivo se efetivou após a promulgação da LDB em 1996, pois ela afirmava que a oferta da educação escolar para alunos deficientes deveria ocorrer em todos os níveis de ensino; portanto, espera-se que ocorra também no ensino superior. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é verificar como se dá a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação de duas universidades confessionais, ambas em cidades do interior do Estado de São Paulo, a partir da análise do processo educacional destas Instituições. Para alcançar tal objetivo realizaremos a aplicação de três instrumentos: a) o protocolo de observação baseado nas normas da ABNT que verificará o acesso aos espaços físicos da universidade e ao acervo bibliográfico, e a existência de materiais didáticos, equipamentos e laboratórios adaptados aos alunos deficientes; b) protocolo de entrevista que analisará os relatos verbais dos docentes e dos discentes, com e sem deficiência, sobre a inclusão no ensino superior; e c) uma escala de atitudes sociais com relação à inclusão. Com estes instrumentos pretendemos analisar as opiniões dos participantes sobre o processo inclusivo, bem como verificar se estas visões afetam positiva ou negativamente a inclusão de alunos deficientes no ambiente universitário. Para isso, os resultados serão comparados entre si e relacionados com a literatura especializada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIA HELENA MACHADO PIZA. O processo inclusivo em uma instituição particular de ensino superior do Estado de São Paulo. 2011. 110 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.