Busca avançada
Ano de início
Entree

Receptores olfatórios: mecanismos de expressão gênica e transdução de sinal

Processo: 16/24471-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Bettina Malnic
Beneficiário:Bettina Malnic
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesq. associados:Fabio Papes ; Isaias Glezer ; Pedro Alexandre Favoretto Galante
Assunto(s):Regulação da expressão gênica  Transdução de sinais  Neurônios  Histonas  Neurônios receptores olfatórios  Odorantes 

Resumo

Odorantes são reconhecidos por receptores olfatórios (ORs), presentes nos cílios dos neurônios olfatórios da cavidade nasal. Os ORs pertencem à superfamília de receptores acoplados à proteína G (GPCRs), e constituem uma grande família composta por aproximadamente 1000 genes em camundongos e 400 genes no homem. No presente projeto pretendemos analisar dois aspectos relativos ao funcionamento destes receptores: (1) Os ORs são expressos de maneira monogênica e monoalélica nos neurônios olfatórios. Estes neurônios apresentam uma arquitetura nuclear singular, que parece ser fundamental para a regulação de expressão dos genes que codificam para os ORs. Analisaremos o papel de marcas de histonas específicas (como H3K27me3) e de RNAs não codificadores na organização espacial dos genes de receptores olfatórios no núcleo dos neurônios olfatórios. (2) Durante o processo de transdução de sinal de odorantes, os ORs acoplam-se a uma proteína Galpha olfatória específica, denominada de Galphaolf. Em trabalhos anteriores nós identificamos uma proteína, denominada Ric-8B, que atua como um GEF (fator trocador de GTP) sobre a Galphaolf in vitro. A análise de camundongos knockout para Ric-8B indicaram que este gene é essencial para a embriogênese, e que os embriões knockout apresentam função de mTOR reduzida. Pretendemos investigar como a Ric-8B interfere com o funcionamento de mTOR, do ponto de vista molecular. Obtivemos também animais com deleção do gene de Ric-8B apenas no epitélio olfatório (knockout tecido específico), e, portanto, viáveis. Resultados recentes mostraram que no epitélio olfatório knockout, os neurônios olfatórios não expressam a proteína Galphaolf, e morrem com maior frequência do que no epitélio selvagem. Pretendemos analisar estes animais knockout quanto às vias de sinalização que estão alteradas, e assim compreender as funções desempenhadas por Ric-8B. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pós-doutorado em Epigenética na USP com bolsa da FAPESP 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISAFULLI, UMBERTO; XAVIER, ANDRE M.; DOS SANTOS, FABIANA B.; CAMBIAGHI, TAVANE D.; CHANG, SEO Y.; PORCIONATTO, MARIMELIA; CASTILHO, BEATRIZ A.; MALNIC, BETTINA; GLEZER, ISAIAS. Topical Dexamethasone Administration Impairs Protein Synthesis and Neuronal Regeneration in the Olfactory Epithelium. FRONTIERS IN MOLECULAR NEUROSCIENCE, v. 11, MAR 6 2018. Citações Web of Science: 1.
MACHADO, CLEITON F.; NAGAI, MARIA H.; LYRA, CASSANDRA S.; REIS-SILVA, THIAGO M.; MACHADO, ANDRE M.; GLEZER, ISAIAS; FELICIO, LUCIANO F.; MALNIC, BETTINA. Conditional Deletion of Ric-8b in Olfactory Sensory Neurons Leads to Olfactory Impairment. JOURNAL OF NEUROSCIENCE, v. 37, n. 50, p. 12202-12213, DEC 13 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.