Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de informação visual em crianças com dislexia: análise dos movimentos dos olhos

Processo: 15/26637-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:José Angelo Barela
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Controle postural  Controle motor  Visão 

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos recentes sugerem que crianças com dislexia apresentam alteração no processo dinâmico de repesagem sensorial e, em específico, a obtenção de estímulos sensoriais, tais como visuais, disponíveis para realizar uma ação motora. Portanto, o objetivo desse estudo é examinar a obtenção e o uso de estímulos visuais em tarefas de controle postural em crianças com dislexia. Vinte crianças com dislexia, devidamente diagnosticadas e encaminhadas pela Associação Brasileira de Dislexia, e 20 crianças sem dislexia, com idade de 10 anos, participarão de dois experimentos. No primeiro experimento, será investigado como crianças com e sem dislexia utilizam movimento dos olhos durante manutenção da postura ereta, fixando um alvo e realizando movimentos sacádicos dos olhos. No segundo experimento, o movimento dos olhos será examinado em uma situação de repesagem sensório motora decorrente de mudanças no estímulo visual. Neste caso, crianças com e sem dislexia manterão a postura ereta dentro de uma sala móvel que será movimentada para frente e para trás continuamente, durante 5 minutos. No terceiro minuto, a amplitude e velocidade do movimento serão aumentadas, voltando nos dois minutos finais aos parâmetros utilizados nos dois primeiros minutos da tentativa. Em ambos os experimentos, serão utilizadas medidas relacionadas aos movimento dos olhos, desempenho do controle postural e de relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Filtro colorido aumenta velocidade de leitura de crianças com dislexia 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movements and postural control in dyslexic children performing different visual tasks. PLoS One, v. 13, n. 5 MAY 24 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.