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Sistema educacional online para o ensino híbrido

Processo: 14/22660-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Rodrigues Furtado
Beneficiário:Paula Rodrigues Furtado
Empresa:Mupi Tecnologia e Serviços de Informação Ltda
Município: São Paulo
Pesquisadores principais:Ana Rute Cavalcanti Vaz Mendes
Auxílios(s) vinculado(s):16/16563-2 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):16/14774-6 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
16/13320-1 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
16/12249-1 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 16/02680-7 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
16/00638-3 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
16/00619-9 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
16/00679-1 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.PIPE
16/00683-9 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.PIPE - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Tecnologia da informação  Tecnologia da comunicação  Tecnologia educacional  Computador no ensino  Ensino por computador  Currículos e programas  Instituições acadêmicas  Ensino híbrido 

Resumo

A necessidade da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação não é mais novidade no momento atual. Há pouco tempo não era possível imaginar a dimensão das mudanças sociais consequentes do uso da internet e agora, devido a ela, temos a grande demanda do ensino e da aprendizagem de novas habilidades como desafio. Nas últimas décadas, muitos foram os estudos e as tentativas de encontrar o melhor caminho de fazer uso das TDICs no contexto escolar, passando pela inserção de aparatos tecnológicos na sala de aula até a alteração nos modos de pensar metodologias e estratégias pedagógicas. Hoje, em uma vertente das mais inovadoras, algumas escolas do mundo inteiro tentam alinhar-se à abordagem do Ensino Híbrido a qual, através de diferentes metodologias de ensino que atuam de maneira conjunta, busca a melhor mescla entre online e presencial, entre digital e físico, objetivando a personalização do caminho de aprendizagem de cada indivíduo, mas sempre o situando socialmente. O presente projeto propõe a pesquisa e o desenvolvimento de um sistema educacional online que auxilie e também incentive a melhoria continua no processo de inovação do ensino e da instituição escolar. O sistema será composto por ferramentas que facilitem a adequação da abordagem do Ensino Híbrido e o processo de personalização do ensino. Atualmente, para que isso seja efetuado no corpo escolar, são utilizadas ferramentas digitais de diversas origens, causando confusão no momento da escolha e muitas vezes trazendo o desgaste devido à variedade disponível na rede. Além disso, o professor é sobrecarregado ao passo que além de acompanhar seus alunos, precisa aprender a sempre lidar com diferentes ferramentas e preparar aulas considerando todas essas variáveis. Assim, o sistema aqui proposto quer facilitar ao professor a utilização de metodologias condizentes com os objetivos de aprendizagem demandados pelas práticas sociais atuais, o acompanhamento individual de cada aluno, através da oferta de dados já transformados em informações pertinentes, e o processo de inovação das instituições de ensino que precisam estar condizentes com os parâmetros curriculares nacional. (AU (AU)

Matéria(s) publicada(s) no blog Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Aplicativo usa inteligência coletiva para ajudar professores da Educação Básica 
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