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Teorias da causalidade e ação humana na filosofia grega antiga

Processo: 15/05317-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marco Antônio de Ávila Zingano
Beneficiário:Marco Antônio de Ávila Zingano
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisadores principais:Daniel Rossi Nunes Lopes ; Evan Robert Keeling ; Fátima Regina Rodrigues Évora ; Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho ; Roberto Bolzani Filho
Pesq. associados:Fernando Maciel Gazoni ; Luiz Henrique Lopes dos Santos ; Paulo Fernando Tadeu Ferreira
Auxílios(s) vinculado(s):18/02035-0 - A causalidade em geometria de acordo com o tratado Pseudo-Aristotélico de Lineis insecabilibus, AV.EXT
16/09861-7 - Método, causalidade e bem na ética aristotélica, AV.BR
16/17405-1 - 2º Congresso Português de Filosofia, AR.EXT
16/05551-3 - "Protágoras" de Platão, PUB.LVR.BR
Bolsa(s) vinculada(s):17/18451-0 - A vergonha nos diálogos de Platão, BP.DR
17/03295-2 - A semelhança como homonímia não-acidental em Aristóteles: o caso da amizade, BP.MS
16/11249-8 - Protágoras na filosofia grega antiga, BE.PQ
+ mais bolsas vinculadas 16/05333-6 - A tradição aristotélica do comentário do 'De Anima', BP.PD
16/05983-0 - Ação voluntária na 'Ética Eudêmia' de Aristóteles: razão, responsabilidade e imputação, BP.PD
16/11848-9 - Determinismo e compatibilismo no Estoicismo, BP.PD
16/04948-7 - A justiça como 'harmonia psíquica' e a tripartição da alma na 'República' de Platão, BP.MS
15/22490-5 - 'Eph' hêmin', determinismo e responsabilidade moral em Aristóteles, BP.DR
15/21196-6 - Doutrina da recordação no Mênon de Platão: um estudo das posições de dois autores sobre as relações entre recordação e o paradoxo de Mênon, BP.IC
14/17154-3 - O papel da matéria nos livros Z e H da Metafísica de Aristóteles, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Filosofia grega  Responsabilidade  Aristotelismo  Platonismo  Causalidade 

Resumo

A noção de causa tem um papel central na investigação filosófica da Antiguidade. Dos pré-socráticos à filosofia grega tardia, é sempre objeto de investigação não somente o que é causa de quê, mas também, e fundamentalmente, o que se quer entender por algo ser a causa de algo. Há um estreito vínculo, na filosofia grega, entre uma doutrina da causalidade, dirigida em especial ao mundo físico, e a da responsabilidade moral, central no domínio humano das ações. Já na linguagem corrente do grego antigo tal estreita relação é visível, pois aitios designa quem é o responsável por algo, prioritariamente no sentido jurídico negativo de quem é o "culpado" por algo; rapidamente, contudo, o uso da língua expande o sentido negativo de culpa a um sentido geral de responsabilidade, que engloba também os casos a serem louvados, e, a esta primeira expansão no uso do termo acrescenta-se um outro, de caráter agora claramente filosófico, que se aplica em especial à noção de aitia e que a desvincula do estrito domínio humano, aplicando-a a todas as coisas, o que gera o sentido nosso familiar de "causa", "o que está na produção, na origem de algo". A noção geral de causa, particularmente decisiva no discurso sobre a natureza, guardará sempre, porém, está ligação com a noção de responsabilidade na ação humana, onde, aliás, tem sua origem. O presente projeto visa a estudar as diferentes propostas e teses apresentadas pelos filósofos gregos antigos a respeito da natureza da causa e, em estreita relação com esse tema, busca igualmente mapear a reflexão sobre a ação humana e sobre o modo como o homem pode ser inscrito como causa de certos eventos, a saber, como causa de suas ações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
O filósofo e o sofista, segundo Platão 
Três vagas de Pós-Doutorado em Filosofia Grega Antiga na USP 
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