FAPESP Logo

Dicer, miRNAs e o controle da função mitocondrial no contexto do envelhecimento e da restrição calórica

Processo: 15/01316-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marcelo Alves da Silva Mori
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesq. associados:Fernanda Marques da Cunha ; William Tadeu Lara Festuccia
Assunto(s):

Envelhecimento

Doença crônica

Mitocôndrias

Restrição calórica

Exercício físico

MicroRNAs

Modelos animais

Resumo
O envelhecimento é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas e vem aumentando em prevalência nas últimas décadas na população mundial. Por isso, tornam-se necessários avanços para um melhor entendimento dos mecanismos envolvidos no processo de envelhecimento e na busca de intervenções capazes de retardar ou evitar suas consequências deletérias para a saúde. A expectativa de vida saudável pode ser aumentada em diferentes espécies, incluindo em primatas, por intervenções metabólicas como a restrição calórica e o exercício físico. Os mecanismos pelos quais essas intervenções retardam o declínio funcional característico do envelhecimento ainda não são claros, mas parecem envolver processos metabólicos que têm a mitocôndria como principal regente. Nossos dados mostram que existe uma redução coordenada na expressão de componentes da via de processamento dos miRNA, especialmente da enzima Dicer, e de vários miRNAs no tecido adiposo de camundongos, em pré-adipócitos de humanos e no nematoide C. elegans com o envelhecimento, sendo esta redução prevenida em camundongos e C. elegans pela restrição calórica. Em C. elegans, a superexpressão de Dicer no intestino do verme, o análogo funcional ao tecido adiposo dos mamíferos, resulta em expectativa de vida aumentada e maior resistência ao estresse oxidativo e metabólico. Em dados recentes do grupo vimos também que o silenciamento de Dicer reduz a respiração de nematoides e diminui significativamente a expressão de genes envolvidos na biogênese e função mitocondrial no tecido adiposo de camundongos. Além disso, vermes que não expressam Dicer têm bloqueados os efeitos de aumento da expectativa de vida promovidos pela restrição calórica ou pelo tratamento com Metformina, efeitos esses que dependem de uma resposta mitocondrial adaptativa. De acordo com esses dados, propomos um estudo mais detalhado desses mecanismos, utilizando diferentes modelos animais geneticamente modificados para avaliar se Dicer e certos miRNAs são capazes de regular a expectativa de vida e/ou determinar alguns dos efeitos benéficos da restrição calórica por atuar controlando funções metabólicas essenciais envolvendo a mitocôndria. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estudo revela novo mecanismo de regulação da expressão gênica pelo tecido adiposo

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ, RAFAEL C.; CAMARA, HENRIQUE; DE-SOUZA, EVANDRO A.; PINTO, SILAS; PINCA, ANA PAULA F.; SILVA, RICHARD C.; SATO, VITOR N.; CASTILHO, BEATRIZ A.; MORI, MARCELO A. IMPACT is a GCN2 inhibitor that limits lifespan in Caenorhabditis elegans. BMC Biology, v. 14, OCT 7 2016. Citações Web of Science: 0.
REIS, FELIPE C. G.; BRANQUINHO, JESSICA L. O.; BRANDAO, BRUNA B.; GUERRA, BEATRIZ A.; SILVA, ISMAEL D.; FRONTINI, ANDREA; THOMOU, THOMAS; SARTINI, LORIS; CINTI, SAVERIO; KAHN, C. RONALD; FESTUCCIA, WILLIAM T.; KOWALTOWSKI, ALICIA J.; MORI, MARCELO A. Fat-specific Dicer deficiency accelerates aging and mitigates several effects of dietary restriction in mice. AGING-US, v. 8, n. 6, p. 1201-1222, JUN 2016. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP