Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de estratégias para imunomodulação antitumoral

Processo: 15/01488-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Marcio Chaim Bajgelman
Beneficiário:Marcio Chaim Bajgelman
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/00604-4 - Treinamento em cultura de células, modelos animais e DNA recombinante, BP.TT
15/16931-9 - Treinamento em cultura de células, análise de tecidos e manipulação de animais, BP.TT
Assunto(s):Imunoterapia  Imunomodulação  Retroelementos  Fatores de transcrição  Receptores OX40 

Resumo

Neste projeto planejamos desenvolver uma nova plataforma para imunomodulação antitumoral, baseada na utilização de VLPs (virus-like particles) derivadas de retrovírus, que apresentam envelopes multifuncionais engenheirados para apresentar ligantes que interagem com receptores específicos em células-alvo com o objetivo de direcionar o tropismo da VLP, além da possibilidade de transdução de sinais por meio da interação de outros ligantes existentes no envelope com receptores da célula-alvo. Já temos resultados preliminares desta plataforma, que foram originados no desenvolvimento do projeto FAPESP regular 2012/13132-0, finalizado em 31/10/2014. Dentre os resultados obtidos, demonstramos a possibilidade de utilizar VLPs para inibir a expressão do fator de transcrição FoxP3, associado à manutenção do fenótipo imunossupressor em Treg. Desenvolvemos VLPs com envelope revestido com o ligante do receptor OX40, que assim como o anticorpo monoclonal OX86, previamente descrito na literatura, inibe a expressão de FoxP3. Esta estratégia para a geração e utilização de VLPs contendo envelopes multifuncionais para dirigir tropismo e imunomodulação encontra-se em processo de patente, sendo que nesta proposta planejamos desenvolver novas combinações de VLPs, nos aprofundar no aperfeiçoamento de metodologias para purificação de VLPs e verificar o benefício terapêutico por meio de experimentos em modelos animais de câncer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Nova estratégia para vacina contra o câncer é testada com sucesso 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANRIQUE-RINCON, ANDREA J.; BERALDO, CAMILA M.; TOSCARO, JESSICA M.; BAJGELMAN, MARCIO C. Exploring Synergy in Combinations of Tumor-Derived Vaccines That Harbor 4-1BBL, OX40L, and GM-CSF. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 8, SEP 19 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.