Busca avançada

Impactos hidro-sociais e ambientais da produção de cana-de-açúcar no uso do solo e segurança alimentar - um programa internacional para promoção da ciência trans-disciplinar e construção de uma rede de trabalho

Processo: 14/50023-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2015 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Convênio/Acordo: Belmont Forum
Pesquisador responsável:Fabio Ricardo Marin
Beneficiário:
Pesq. responsável no exterior: Tim Hess
Instituição no exterior: Cranfield University, Inglaterra
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba, SP, Brasil
Assunto(s):Segurança alimentar  Impactos ambientais  Mudança climática  Uso do solo  Cana-de-açúcar  Irrigação 

Resumo

O objetivo deste projeto é lançar um programa internacional para promover a ciência transdisciplinar, redes e construção da comunidade. O foco será na compreensão dos impactos hidro-sociais e ambientais, benefícios e trade-offs decorrentes da expansão global da produção de cana e as suas conseqüências para o uso do solo e segurança alimentar. O projeto vai se concentrar no Brasil, índia e África do Sul, onde a agricultura é a base da economia e do crescimento econômico e uma importante fonte de subsistência. É também um setor sob pressão para melhorar a ciência dos recursos e aumentar a capacidade de resistência a futura incerteza climática. O projeto envolverá pesquisadores do Reino Unido, EUA, Índia, Brasil, África do Sul e Austrália e vai incentivar o diálogo transdisciplinar para no sentido de unir a abordagem de avaliação integrada, combinando conhecimentos agronômicos, climáticos, ambientais e sócio-econômico. O consórcio reúne especialistas em sistemas agrícolas, agronomia, modelagem de uso da modelagem de culturas, a ciência do clima, ciências sociais, avaliação de impacto, a economia rural, GIS, sensoriamento remoto e modelagem espacial para a tomada de decisão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Em São Paulo, Belmont Forum define rumo de pesquisas futuras  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIN, FABIO; JONES, JAMES W.; BOOTE, KENNETH J. A Stochastic Method for Crop Models: Including Uncertainty in a Sugarcane Model. AGRONOMY JOURNAL, v. 109, n. 2, p. 483-495, MAR-APR 2017. Citações Web of Science: 0.
MARIN, FABIO R.; MARTHA, JR., GERALDO B.; CASSMAN, KENNETH G.; GRASSINI, PATRICIO. Prospects for Increasing Sugarcane and Bioethanol Production on Existing Crop Area in Brazil. Bioscience, v. 66, n. 4, p. 307-316, APR 2016. Citações Web of Science: 6.
MARIN, FABIO R.; ANGELOCCI, LUIZ R.; NASSIF, DANIEL S. P.; COSTA, LEANDRO G.; VIANNA, MURILO S.; CARVALHO, KASSIO S. Crop coefficient changes with reference evapotranspiration for highly canopy-atmosphere coupled crops. Agricultural Water Management, v. 163, p. 139-145, JAN 1 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.