Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da circulação de brisa marítima no desenvolvimento da CLP e implicações para a qualidade do ar na RMSP

Processo: 14/04372-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Flávia Noronha Dutra Ribeiro
Beneficiário:Flávia Noronha Dutra Ribeiro
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesq. associados:Amauri Pereira de Oliveira ; Jacyra Ramos Soares ; Regina Maura de Miranda
Assunto(s):Micrometeorologia  Camada limite atmosférica  Circulação atmosférica  Modelos matemáticos  Poluição do ar  Qualidade do ar 

Resumo

A Camada Limite Planetária (CLP) é a porção da atmosfera mais próxima à superfície e, portanto, a concentração de poluentes nessa camada determina a qualidade do ar de uma região. Diversos fatores, tanto físicos (topografia, ocupação do solo) como meteorológicos (vento, umidade e temperatura do ar), contribuem para o desenvolvimento da CLP, bem como para as características da circulação atmosférica nessa camada, consequentemente afetando a distribuição espacial e evolução temporal da concentração de poluentes. Apesar de haverem estudos sobre a brisa marítima em São Paulo, eles ainda não esgotaram as questões sobre a sua influência no desenvolvimento da CLP e na qualidade do ar da região. O presente projeto visa estudar a influência da brisa marítima no desenvolvimento da CLP da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e contribuir para o conhecimento acerca da concentração, transporte e dispersão de poluentes nessa região. Um estudo numérico será realizado, utilizando-se o modelo atmosférico Weather Research and Forecast (WRF) para investigar as características da CLP e da circulação atmosférica, e o modelo de qualidade do ar Community Multiscale Air Quality (CMAQ) para estudar a evolução da concentração dos poluentes. Pretende-se, ao final do projeto, ter uma melhor compreensão dos fatores físicos e meteorológicos que determinam a distribuição espacial e evolução temporal da concentração de poluentes na RMSP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
A influência da brisa marítima no clima da Grande São Paulo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUTRA RIBEIRO, FLAVIA NORONHA; PAIVA SALINAS, DELHI TERESA; SOARES, JACYRA; DE OLIVEIRA, AMAURI PEREIRA; DE MIRANDA, REGINA MAURA; TOLENTINO SOUZA, LUANA ANTUNES. The Evolution of Temporal and Spatial Patterns of Carbon Monoxide Concentrations in the Metropolitan Area of Sao Paulo, Brazil. ADVANCES IN METEOROLOGY, 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.